sexta-feira, 23 de julho de 2010

The city I live is the city I love

Quando adolescente eu adorava aquela música Under the bridge, do Red Hot...
"I drive on her streets 'cause she's my companion
I walk through her hills 'cause she knows who I am
She sees my good deeds and she kisses me windy
(...)
At least I have her love, the city she loves me
Lonely as I am, together we cry"

...aquela música que fala sobre um amor do eu-lírico, um grande amor... por sua cidade-natal! E, embora eu não tenha derramado meu sangue sobre a ponte de minha cidade, posso me valer de toda a atmosfera destes versos pra expressar o que sinto por minha cidade.

Como é bom nascer, crescer e continuar vivendo em uma cidade que posso chamar de minha!
Nascida em Curitiba, curitibana em minhas manias e sotaque... eis quem sou.Não à toa Rita Lee Jones afirma "quero ser normal em Curitiba".
O melhor em ser curitibano é conviver com semelhantes em orgulho da cidade que nos agrega. Dizer 'leitê quentê'. "prrrrrrruuuuuuuu" -- conviver com o excesso de pombos nas praças. Terminar frases com 'daí'. Ser comedido ao conhecer novas pessoas, leal em amizades de toda uma vida, espontâneo e transparente ao extremo com quem já é íntimo. Passear em parques. Consumir em shoppings. Ser amante da natureza e demonstrar tal zelo em uma preservação declaradamente 'caxias'. Não jogar lixo no chão. Curtir democraticamente as mais diversas gastronomias. Caçoar do sotaque de outro curitibano enquanto o assiste na tv. Usufruir de uma vida cultural rica em opções. Ter orgulho de ser curitibano.

O melhor de trabalhar na região metropolitana é saber que estou sempre próxima de minha querida Curitiba, me sentindo a bordo de um satélite que não circundaria um planeta -- sem luz própria --, mas uma estrela!
Como é bom poder afirmar que desde o início de minha carreira já trabalhei em escolas no residencial e aconchegante Água Verde, próximo ao florido Jardim Botânico, no glamouroso Champagnat, no político Centro Cívico e no pulsante Largo da Ordem.
Parto de Curitiba de manhã contente por saber que durante a noite estarei de volta no leito de minha aquecedora Curitiba.

Nenhum comentário: