segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"Só sei que nada sei"

"Pessoas auto-responsáveis não tentam mudar os outros, nem nada. Sabem que para mudar sua existência é preciso mudar apenas a si."

"AS 6 LEIS DA AUTO-RESPONSABILIDADE
- Se for para criticar (aos outros), calo-me;
- Se for para reclamar de algo, dou sugestão;
- Se for para buscar culpados, busco solução;
- Se for para me fazer de vítima, faço-me vencedor;
- Se for para justificar meus erros, aprendo com eles;
- Se for para julgar as pessoas, julgo suas atitudes."

Bonito, né?! Mas difííícil!

Por exemplo, eu venho engolindo uns 'sapinhos' há um bom tempo -- E como é tenuê esta linha entre tolerância e autopreservação.
Quando vi que minha garganta estava prestes a virar um brejo e que aqueles girininhos ligeiramente simpáticos já eram sapos grandes e 'verruguentos', resolvi soltar o verbo... mas como manter seus limites quando eles são insistentemente extirpados?
Aí, junto a meu desabafo segue o parecer das atitudes que a pessoa tem tomado (e que vem me atingindo, magoando), mas o que fazer se a realidade não é positiva?
Sei que críticas são válidas sempre que construtivas, contudo, ainda são críticas... ainda são apontamentos difíceis para ouvir e para falar.
Às vezes é bom calar-se e esperar a conscientização espontânea, mas e se a pessoa não se tocar? Não terá sido omissão da sua parte?
Alertas são necessários quando o 'piloto automático' atropela um pedestre. Ainda mais se o pedestre é você!

Ainda acredito que a mudança do mundo (notou a semelhança das palavras?) começa pela gente, todavia, me parece que certas regras são utópicas se não adaptadas à realidade, parecem a nossa Constituição: linda no papel.

Vejamos outro exemplo, este com aplicação um pouco mais lúdica: tente conversar com uma pessoa por mais de meia hora peneirando suas palavras segundo as Três Peneiras de Sócrates -- Bondade, Utilidade e Veracidade. Tudo o que você diz traz apenas o bem aos outros? Aquilo que você está dizendo é útil a você ou ao seu interlocutor?? É verdade mesmo, suas fontes são confiáveis???
Difícil, né? Com certeza estas peneiras podem te salvar no ambiente de trabalho, mas imagine a utilização delas na mesinha do buteco ou numa tarde no salão de beleza. Do que sobreviveriam os papparazzi e as revistas de fofoca?

Ah, estas filosofias de vida ! "Aprecie com moderação"

Nenhum comentário: