quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

versão original do perfil

Um dia estava lembrando de vários trava-línguas pra passar numa folha de atividades, pra minha mãe poder usar com as alunas de Pedagogia... aí tive essa idéia de escrever algo sobre o tal dos 'quebra-queixos', afinal somos todos tão contraditórios quanto eles:
"Sou Stella Bello, assim como minha avó.
Quem é Stella Bello?
É a mãe de meu pai. É a filha de meu pai, Diogo Bello - se bem que, às vezes, mais parece que sou sua mãe...
Diogo Bello é o filho dele, meu irmão mais velho.
Sou a irmã mais nova do Bello, a filha do Diogo.
Lúcia, minha mãe. Sou filha dela, me deu à luz. Quero iluminar a vida dela também.
Sou afilhada de minhas duas madrinhas e madrinha de minhas duas afilhadas.
Tenho uma gata.
Conto a todos que sou dona dela, mas sabemos que a dona é ela e a criatura sou eu.
Sou criada dela enquanto a trato como minha cria.
Serei eu a dona de minha dona?
Que tal a gata da minha gatinha?
E as pulgas? São só dela, só minhas ou dividimos??
Meus amigos me chamam de amiga, é que sou amiga de meus amigos.
Sou aluna de meus professores e professora de meus alunos, mas em certas ocasiões é o inverso.
Os filmes me assistem, as músicas me ouvem, os livros me lêem e a dança mexe comigo. Procuro retribuí-los.
Moro dentro da cidade que vive em mim.
Vivo em Curitiba e Curitiba mora dentro de mim.
São todos meus amores. Espero inspirar amor aos meus amores.
Serei eu um trava-língua? Um quebra-queixo??
Tagarelarei?
Mafagafarei os três tigres ao preclaro preto de Pedra Preta?
Que se desenladrilhe o céu enladrilhado.
Que se desengabirobe o pé de gabiroba bem gabirobadinho!
Que se desarcebispoconstantinopolize o monopólio do arcebispo de Constantinopla!!
Tá?
Tá.
Faço cachos em meus cabelos lisos - na verdade, são ondulados - enquanto tento desembaraçar as idéias enroladas desta minha cabeça."

2 comentários:

Pensamentos Soltos disse...

"Os filmes me assistem, as músicas me ouvem, os livros me lêem e a dança mexe comigo. Procuro retribuí-los."

Adoro o seu perfil, e já te disse isso. Mas a frase acima é a mais perfieta de todas, e tomei a liberdade de me apossar dela em minha vida.
"As palavras, depois de ditas, não mais te pertencem" (Não sei quem disse, não sei quando... mas é perfeito pro meu "roubo" ser desculpado)

Denis Barbosa Cacique disse...

Olá, essa é a minha primeira visita aqui.

Veja, lá em casa, minha cachorra é dona de mim. As pulgas dela são minhas. Eu as tiro. Pago a ração, a veterinária. Tiro o cocô do quintal. Lavo.

Muito prazer!

Um abraço