segunda-feira, 4 de junho de 2012

EU SOU NADA!



Eu sou professora, e é como professora hoje que me sinto um nada. 


No dia em que você está diante de uma turma e pode ser humilhada por uma adolescente por ela saber de sua situação de inimputável e a da professora de maior de idade que responde por seus atos, você percebe que não é nada.

Quando um professor se dá conta que o artigo de desacato a servidor público em exercício da função é vago, este se dá conta que não é nada.

Quando um advogado sugere que você encaminhe a questão ao diretor para conversar com o responsável e o professor se lembra da fala da aluna -- "o que é? Vai ficar aí olhando pra minha cara. Não vou me desculpar, não tenho nada pra falar pra você. Me manda pra direção, manda... igual todo professor faz... aí ele vai me encher, vai chamar a minha mãe... e não vai dar nada -- e percebe que é mais que "não dar nada", já não é nada!

Quando você desabafa e se dá conta que não é nada, é só mais um professor sendo maltratado, só mais um professor sendo humilhado, só mais um professor no limite, só mais um professor reclamando... você se sente um nada. Você não, eu... eu sou professora, logo, eu sou nada...

"Poxa, você não é de nada... vai se alterar por causa de aluno que fala o que quer? Manda pra direção e pronto."

Se o meu salário -- que a aluna disse que é a única coisa que interessa pros professores -- é quase nada; se a minha aposentadoria vai ser a média do meu salário em um índice que o abaixa; a sociedade e os próprios alunos não enxergam o trabalho do professor como útil; então eu estou dedicando minha vida, meus estudos e meus ideais a nada??

Quer dizer que até hoje eu não fiz nada??
Quer dizer que eu não trabalho, eu só dou aula?? (essa é velha...)
Quer dizer que eu, jovem professora, que só me aposentaria daqui 30 anos, decreto a mim mesma a sentença de ouvir desaforo, ser humilhada, exercer minha função em ambientes sucateados e carentes de estrutura e recursos, receber salário abaixo da média universitária, por nada??
Quer dizer que eu dediquei minha juventude a uma carreira, mas isso não é nada... e que se eu mudasse de carreira agora não teria lugar no mercado porque já saí da idade universitária e seria um nada para o mercado??

Eu só queria ser professora, mais nada... mas, quer saber de uma, não foi nada: só um desabafo... e de professor, ainda por cima...